Exposição 2014_ Maio

Exposição 2014_ Maio

VENDEM-SE INFÂNCIAS – Exposição de Arte
A artista plástica Magda Vicini expõe sua Arte Social no Hall da Biblioteca da Unoesc – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Xanxerê.  Magda é Professora da Unoesc, cuja tese de doutorado (PUC-SP) propõe uma tradução do conceito de Escultura Social do artista alemão Joseph Beuys (1921-1986), na qual desenvolve a proposta FALADOOUTRO/ESCUTAIMAGEM cujos conceitos se apresentam nesta exposição.
O que nos anos 60 chamávamos de “Arte Engajada”, acompanha a trajetória dessa artista de Xanxerê (SC), que de pinturas e instalações, transforma-se agora em uma exposição de vitrines de infâncias. Mas a reflexão sobre a arte e a infância está além da compreensão literal do título desta exposição:
“Minha preocupação em relação ao “ser” humano deu-se a partir da constatação, desde a minha infância, das diferenças culturais entre os grupos humanos, habitantes locais. Tratava-se naquela época, da percepção sobre a forma pela qual os índios Kaingangues e Guaranis eram vistos por nós, imigrantes italianos, alemães, poloneses e portugueses. A partir dessa percepção, minha arte foi crescendo em direção ao questionamento sobre a realidade vivida em meu contexto, e, aos poucos, buscando uma compreensão e ação voltada à pesquisa científica na arte”.
A comunicação visual da exposição foi criada pela designer Bianca Vicini Bonotto, que apresenta convite, cartaz, tags e etiquetas com uma composição que reflete em cores e formas o universo infantil proposto pela artista Magda.