PT/EN

Magda Vicini - Artista Plástica

Acessar o CV de Magda Vicini aqui

Não sei se sou artista. Talvez eu me sinta artista como pesquisadora, professora, cidadã desse maravilhoso mundo e tudo o que nele compõe o grande universo que mal conhecemos. Quando a gente se propõe a trabalhar com a arte, sabe que na verdade muitas dificuldades podemos encontrar, porque é difícil ser artista dentro do sistema das artes. É preciso ter muita coragem e abdicar de muitas coisas para se lançar neste dito Sistema das Artes. Tenho muita admiração por todas aquelas artistas que conseguem entrar no Sistema das Artes tão sonhado, expondo em diversos espaços da arte com o reconhecimento da crítica e da História da Arte nacional e internacional.

Sinto muita alegria por conseguir fazer parte do Sistema das Artes de Santa Catarina e agora, do Paraná e ficar neste espaço do sul do Brasil, optando por ser Artista Professora de Arte e me dedicando à pesquisa; trabalhando em causas culturais em minha região; e, muito importante: com minha famí­lia. Desde 2015, estou morando também na cidade de Palmas (PR), onde sou professora do Instituto Federal do Paraná e continuo pesquisando a arte e a cultura.

Sinto também que tenho ainda muita energia e muitas coisas para aprender. Sinto, finalmente, que existimos para transformar, a partir da arte e de nós mesmas esse nosso maravilhoso país, o mundo, o universo, optando pelo amor, pelo respeito e pela ação. Não somente com a palavra, ou com o pensamento.

Como sempre me inspira minha grande referência na arte Joseph Beuys:
"Como nós moldamos os pensamentos ou,
como nós formamos nossos pensamentos em palavras ou,
como nós moldamos e formamos o mundo no qual vivemos: escultura como um processo evolucionário; Todos Somos Artistas" (Beuys apud Kuoni, 1992)
(Magda Vicini)

- Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC, SP, ano de 2011) com a tese "As Dimensões Comunicacionais no conceito de escultura social de Joseph Beuys: um processo de tradução criativa".
- Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP, no ano de 2003), com a dissertação "Arte de Joseph Beuys: Pedagogia e Hipermí­dia".
- Publica o livro "Arte de Joseph Beuys: Pedagogia e Hipermí­dia pela Editora Mackenzie (2006).
- Artista Plástica formada em Desenho e Plástica pela Universidade de Passo Fundo - UPF (RS), tendo finalizado em 1985.
- Atua como professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica - IFPR - Instituto Federal do Paraná Campus Palmas no curso de Licenciatura em Artes Visuais e no Ensino Médio.

- Grupos de Pesquisa:
CEDIPP - Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada (ECA-USP)
Posthuman - Universidade de Nova Iorque (EUA)

- Atualmente, Magda continua sua pesquisa sobre a tradução do conceito de escultura social (Joseph Beuys), a partir de sua produção na arte:
"FaladoOutro/EscutaImagem". Também esta pesquisando sobre a relação entre arte e filosofia pós-humana e a possível aproximação com o a Produção Partilhada do Conhecimento.

Contato para oficinas, cursos e palestras sobre os assuntos:
Arte Conceitual: Joseph Beuys; Cultura e Arte: o outro e sua apresentação; Pós-humanismo crítico; Leitura de Imagem; Metodologia do Ensino de Arte; Processo Criativo e Tradução.